Como Você Enxerga O Mercado De Trabalho E As Oportunidades De Emprego ?

Mercado De Trabalho

O que é mercado de trabalho? Por que é tão importante manter-se informado sobre ele? O que ele tem a ver com a escolha profissional? Afinal, como anda o mercado de trabalho em tempos de desemprego?

Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.


Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as
exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho” .

A rapidez com que o mundo caminha é tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças no mercado. Independentemente da profissão que você escolher, é importante que saiba que hoje em dia o profissional com chance de sobressair é aquele que se mantém atualizado através de leitura de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba informática, estude línguas inglesa e espanhola, seja uma pessoa dinâmica e aberta ao aprendizado. Esta é a base para um futuro promissor.


O desemprego e a crise econômica atingem a muitos, no entanto, quantas pessoas você conhece que estão empregadas, tendo sucesso em suas profissões, ganhando dinheiro e reconhecimento? Provavelmente conhecem várias. Isso ocorre porque essas pessoas não deixaram de acreditar que são capazes, não perderam as esperanças e continuaram investindo. Nem todos os que estão desempregados não investiram em si próprios. É claro que a crise está aí e não dá para ignorá-la, mas o que não pode acontecer é desistir. Com as falências e fechamentos de empresas, trabalhadores ficaram desempregados. Muitos ainda estão assim, outros foram à luta e conseguiram, apesar das dificuldades, descobrirem novos mercados. A criatividade, aliada a ação, resultou em emprego.


O mundo está acelerado e com isso vieram algumas mudanças no mercado de trabalho. O que acontece é que as expectativas em relação ao empregado são cada vez maiores, só a faculdade não está garantindo a empregabilidade. É necessário experiência, idiomas, MBAs, etc. Enfim, os empregos e as empresas existem e continuarão existindo, mas muitas vezes elas não conseguem encontrar o perfil adequado para determinado cargo ou área e sendo assim, são obrigadas a treinar profissionais com o perfil demandado.


Antes de fazer sua escolha é importante que se informe sobre os prós e os contras da profissão e avalie se essa é a ocupação que se identifica com você. É preciso ter consciência de que, atualmente, as empresas querem garantias de que o profissional em questão é qualificado para a função que irá exercer. Investir em cursos direcionados ao campo de atuação ainda é uma das melhores alternativas para aumentar as chances de conseguir um bom emprego. A capacidade de lidar com situações adversas, o equilíbrio emocional e o espírito de equipe vale muito na hora de decidir qual candidato será escolhido para determinado cargo.

Entre as competências mais valorizadas destacam-se:


- A autonomia e a iniciativa;
- O potencial para análise e síntese;
- A preocupação com o rigor e a qualidade;
- A habilidade para resolver problemas e para adaptar-se a situações novas; e
- A capacidade de liderança.

As atuais tendências apontam as seguintes áreas e profissões com as mais promissoras do mercado de trabalho para os próximos anos:

- Informática;
- Vendas;
- Propaganda e Marketing;
- Turismo;
- Comércio Exterior;
- Web Design; e
- Telecomunicações.

Então, você que pretende entrar na faculdade ou escolher uma profissão, lembre-se que a fórmula do sucesso é: atualização, informação, criatividade e dinamismo. Resumindo, é saber utilizar na vida “real” toda a teoria que aprendeu.


Mercado de Trabalho: Onde Atuar







Tranquilidade ou desafios? Qual o seu perfil?

Muitos jovens ao procurar se encaixar no mercado de trabalho enfrentam o dilema de empregar-se na iniciativa privada ou procurar concursos no setor público. Cada setor tem suas vantagens e desvantagens em relação ao outro. Ao apurar sobre oportunidades de inserção no mercado de trabalho, foi verificado que, para atuar na cidade, as vagas de cargos para ensino superior e técnico no setor privado superam o número de vagas para concursos de cargos públicos. Segundo o site G1, atualmente existem cerca de 9 mil vagas abertas pelo país para interessados em concursos em várias áreas de atuação profissional.


Entrevista De Emprego


A entrevista é o primeiro grande passo para um novo emprego. Mas você sabe o que fazer diante do entrevistador? É importante saber como responder as perguntas, como mencionar suas realizações, enfim, como se portar.


Dicas | Saiba como se comportar para ter sucesso na sua primeira Entrevista de Emprego.


• Faça contato visual com seu entrevistador. Isso é importante, pois demonstra confiança. Um candidato que não olha para o entrevistador transparece medo e insegurança, tudo o que você precisa evitar;

• Corresponda à postura de seu entrevistador. Se ele estiver sentado de maneira formal, demonstrando seriedade em seu estilo, faça o mesmo. Esteja adequado aos modos da empresa. Caso o entrevistador tenha uma postura mais descontraída, siga essa linha, mas sem exageros. Procure apenas não destoar do clima de entrevista;

• Mostre personalidade. Não se porte feito um robô ou uma pedra de gelo. Interaja com o entrevistador, inclusive demonstrando bom humor (moderadamente) quando for propício. Sua experiência já está descrita no currículo, o momento é de mostrar presença;

• Não tenha medo de fazer perguntas. Essa não é uma conversa de via única. É importante que você tenha conhecimentos sobre a empresa, que você tenha pesquisado antes, mas fazer perguntas relevantes demonstra que você tem interesse na empresa, não está apenas buscando um salário;


• Seja confiante, mas não arrogante. É importante que você fale sobre suas realizações, e a oportunidade de falar sobre isso é a entrevista. Mas preste atenção na sua atitude ao fazer isso. É preciso ter tato. Não fale apenas sobre os resultados, mas sobre a sua participação para chegar a eles;

Fazer uma entrevista não é pedir um favor. O entrevistador está procurando alguém para preencher uma necessidade da empresa e você está procurando uma empresa para atender as suas necessidades.






Um comentário:

Unknown disse...

é isso ai pessoal, muito bem, a postagem ficou bem legal, parabéns...

Simone Pinheiro
Articuladora da sala de Informática
EEB. Antonia Alpaides.

Postar um comentário