Qual a importância de um curso superior



A importância de um curso superior :

Hoje em dia ter um curso superior é muito importante. Não é só pelo status, e sim pela possibilidade de arrumar um bom emprego seja na área pública ou privada e se dar bem na vida, e realizar os sonhos de ter um carro, uma casa própria, constituir uma família, etc.. A maioria dos concursos públicos está exigindo curso superior. As empresas da iniciativa privada estão exigindo para os cargos de diretoria e chefia candidatos com cursos superiores; e para as funções de bancário se exige curso superior nas áreas de administração, ciências econômicas e contábeis.

Se essa é a situação, vale à pena fazer um curso superior?

Mais do que nunca. Primeiro, porque ele será útil para o resto da carreira, e não apenas para conseguir o primeiro emprego. E segundo, porque o curso superior já se transformou em requisito mínimo para a maioria das vagas técnicas e administrativas, em grandes empresas. Mesmo que o reflexo de um diploma em curto prazo possa não parecer muito alentador, estudar é preciso.

As Dificuldades :

O Jovem que deseja qualificar-se profissionalmente tem dificuldades, pois a estrutura da formação em um nível superior é rígida. Necessita de uma instituição que ofereça formação compatível com a nova configuração do mercado de trabalho. Existe uma certa correlação, embora não facilmente demonstrável, entre escolaridade, qualificação e emprego. O fato, é que não se pode negar que em um mundo submetido a rápidas mudanças tecnológicas, o emprego depende em grande parte do acesso fácil por parte dos trabalhadores às inovações tecnológicas e às novas habilidades exigidas pelo mercado.
O que se espera da universidade em primeira instância com o curso superior, é ter consciência de que para além do público e do privado, deve fazer prevalecer os valores e ideias de uma cultura de valorização do ser humano e políticas transformadoras como estamos presenciando. Considerando que a sociedade é pressionada a todo instante pelo conhecimento, a educação superior tem uma participação fundamental para sua aquisição. A construção do conhecimento fundado sobre o uso crítico da razão e vinculado a princípios éticos e a raízes sociais é uma tarefa que precisa ser retomada a cada momento, sem jamais ter fim. Portanto, o curso superior sempre se renovará a partir de estímulos, face ás pressões impostas pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário